sexta-feira, 20 de fevereiro de 2015

NOVO DIORAMA “O AFUNDAMENTO DO U-199”


A alguns anos atrás, mais precisamente em 2004 decidi fazer um diorama que representa-se o único afundamento de um submarino  alemão na costa brasileira por um avião da Força Aérea Brasileira, o do U Boat Type IXD U-199.

Na época sem muitos recursos fiz uma verdadeira aventura. Fiz uma cópia em resina do deck um U Boat type VII e sua torre. Depois disto, decidi fazer uma avalanche de alterações em scratch, já que o U-199 era um type IX D, bem diferente do type VII.

Pesquisei o ataque e fiz a cena da melhor maneira que pude, colocando o submarino no mar e um kit do PBY Catalina o atacando.  Modesta parte, o diorama ficou muito bom, ganhando prêmios de destaque nos eventos que participou  na época. 

Em 2010, decidi reformar o diorama, senti falta  de mais alguma coisa. Melhorei os efeitos, coloquei um painel de fundo que deu profundidade a cena e principalmente, coloquei dois motores no Catalina que movimentaram as hélices criando uma atmosfera de movimento a cena. Fiquei muito satisfeito com o resultado. Vejam a foto, já reformado:



O diorama foi levado em Campinas/SP na Convenção do GPC de 2011, onde ganhou um dos prêmios de destaque do evento. Minha maior alegria ainda estava por vir. Um modelista naquele ano fotografou  o diorama que junto com alguns outros modelos, teve as fotos  publicadas  na revista Francesa de Modelismo “WING MASTERS”.







 


 Fiquei muito contente com o resultado de todo o trabalho e por fim aposentei a carreira de competições do U-199 e doArará.

Quando pensei que está história já era pagina virada, eis que algo incrível acontece. Em dezembro do ano passado recebo uma ligação de um modelista de Natal, o Sr. Marcelo Borges querendo informações sobre o diorama. Depois que lhe informei que tinha sido eu mesmo o autor do trabalho, o assunto tomou um rumo inesperado.

O Sr. Marcelo me disse  tinha visto o diorama e que achava o trabalho muito interessante. Depois de um longo papo ele me disse que gostaria de comprar o diorama. Fiquei surpreso com a situação, pois não esperava por isto. Apesar de  ficar honrado pela oferta, decidi não vender, porque eu gosto muito do trabalho e o achava único para mim.

Ai  veio a segunda surpresa. Ouvi a seguinte proposta, “ tudo bem, se não quer vender, topa fazer outro” A justificativa para o trabalho era que em Natal, os plastimodelistas locais, representados pelo Grupo de Plastimodelismo e Pesquisa JG400 estavam fazendo um trabalho de seleção de modelos e dioramas para um projeto de abertura de um Museu onde houvesse a representação da participação do Brasil na 2º Guerra. O nome do Museu seria ESPAÇO JG400, que teria como finalidade, manter viva a a mémoria dos Plastimodelistas, que teriam nele expostos seus trabalhos, divulgando assim a história e o hobby. Segundo o Sr. Marcelo, o diorama seria colocado no Museu representando a participação do Brasil na Batalha do Atlântico.



Rapaz, pensei, que fantástico, que  loucura!!!Pedi um tempo para pensar.

Vi as opções hoje no mercado de kit, acessórios  e etc... percebi que seria um desafio prá lá de Bagdá. Apesar disto o desafio era fascinante. Ter um trabalho  meu em um Museu,  no local onde aconteceu a Ponte para Vitória era de grande responsabilidade, mas também uma grande honra.

Assim combinei em fazer novamente o diorama, na escala 1/72. Mais para frentemostrarei o passo a passo da montagem e contarei a história do afundamento do U-199.