quarta-feira, 1 de abril de 2015

MONTANDO O U-199

Inicialmente, o desafio era ser fiel aos fatos e  encontrar modelos dos  participantes do evento que representariam os acontecimentos que levaram ao fundamento do U-199.Primeiro problema a resolver, arrumar um submarino que pudesse representar o U-199.

Quando montei meu primeiro diorama não havia modelo disponível e tive que fazer uma adaptação com um Type VII. Hoje a Revell  já lançou o U BOAT Type IXC o que já facilitaria bem o trabalho.










O grande problema do modelo atual da Revell  do Type IX em comparação  com o  U-199 é que o novo modelo é um Type IX C enquanto o U-199 era um Type  IX D 2.

As principais diferenças estão na torre  e no armamento. A torre do Type IX C da Revell tem uma configuração mais comprida. Isto se deve ao um dos conceitos que  kriegsmarine teve durante a guerra de que seus submarinos deveriam possuir mais armas anti aéreas para enfrentar de igual para igual a aviação aliada.  Tal conceito foi mais tarde abandonado diante do crescente volume de ataques aéreos aliados e do grande número de perdas de submarinos. No Type IX C também foi retirado o canhão de 105 mm que ficava a bombordo.

Já o U-199 possuía uma torre menor, que lembrava um pouco as do type VII, com apenas uma arma anti aérea de 20 mm na sua parte traseira. Utilizava um canhão de 105 mm a bombordo e uma segunda arma anti aérea de 37 mm a estibordo, logo após a torre. A verdade é que os Type IX usaram várias  variações de torres durante a sua utilização durante a guerra. Vejam abaixo as variações:




Abaixo a configuração aproximada do U-199, na época do ataque, já que não existem fotos que mostram sua aparência exata : 


Este  já um esboço mais aproximado, baseado nos depoimentos dos aviadores que participaram do ataque:





Comecei a montagem com desafio de alterar a torre do kit do U BOAT Type IX C para se tornar de um Type IX D2.













Depois de cortar as laterais, fiz uma cópia resina do piso metálico, da parte traseira de uma torre de um Type VII,onde ficava a anti aérea de 20 mm, já que o mesmo era muito parecido com o do U-199.Depois substitui retirando o piso original do kit, pela cópia em resina.






Depois da junção do piso fui trabalhar na lateral da torre, para o acabamento.









 Por fim, coloquei a torre de rádio mais para trás e fiz o acabamento do interior antes de por as peças finais.

Parti então para modificar o deck, pois a torre era maior no kit e tinha que reproduzir ainda  um encaixe para colocar uma anti aérea  de 20 mm. A solução mais simples foi reproduzir a parte da frente do deck  onde ficava o canhão de 105mm em resina, cortar o deck e inserir a peça copiada.Isto não atrapalhou a fidelidade do modelo porque estudando as plantas, percebi que a parte do deck copiada era muito parecida com  a parte original do deck do submarino. vejam o processo:

Cortando o deck:





Fazendo o molde com a peça cortada:





A peça copiada:


A peça enxertada;




Depois vazei as saídas de lastro do submarino, com uma dremel e dando acabamento manualmente com um estilete e uma  lima.Isto deu trabalho.









 Com o acabamento do casco pronto, comecei a pintar o submarino. pela descrição dos aviadores que participaram do ataque, o U-199, possuía uma deck escuro, sendo  sua lateral cinza clara com uma camuflagem cinza escura diagonal. Nas fotos originais do ataque podemos perceber está coloração. Vejam atentamente:








Comecei pintando a lateral fazendo um pré-shade de preto.



 Depois pintei um cinza médio por cima da marcação anterior.









Na sequência, fiz uma pequena mascara e comecei a pintar a camuflagem lateral em diagonal, em cinza escuro. 





 Depois pintei o deck com cinza escuro.


Por fim, depois de pintado o deck, fui clareando levemente o cinza escuro para começar a dar um efeito de desgaste.




Bem por ora é  só. Vou continuar a pintura e partir agora para aos efeitos. Na próxima postagem coloco mais fotos. Até lá.















2 comentários :